Festa Junina: Conceitos Matemáticos

atividade 1º ano festa junina

Essa atividade é indicada para o 1º do Ensino Fundamental I, mas pode ser trabalhada com o 2º ano, dependendo do nível da turma. Tem por objetivo o desenvolvimento de conceitos matemáticos, aproveitando o tema da Festa Junina.

Inicialmente é proposto que os estudantes completem a sequência numérica até o 20 com os números faltantes, depois há a contagem de quantidades de itens juninos, aqui o professor pode comparar as quantidades, trabalhando outros conceitos matemáticos além dos propostas para a atividade em questão, questionando os alunos acerca e qual objeto tem mais, tem menos, qual a diferença entre eles, quanto um tem a mais ou a menos do que o outro, entre outras indagações pertinentes.
Na terceira atividade há 4 operações matemáticas, sendo duas de adição e duas de subtração. A quarta atividade consiste em dois probleminhas matemáticos envolvendo a adição e subtração; e, para finalizar na quinta atividade os alunos deverão organizar os números em ordem crescente, do menor para o maior. Sendo esta, então uma atividade que trabalha diferentes conceitos matemáticos.

Além disso, para trabalhar o tema, há outras atividades no site para 1º ano e segue algumas propostas juninas, pois são uma ótima maneira de envolver os alunos, promover a cultura brasileira e criar momentos divertidos e educativos:

- Apresentação de danças folclóricas: Organize ensaios e coreografias de danças típicas juninas, como quadrilha e ciranda. Os alunos podem aprender as músicas e os passos tradicionais, e depois fazer uma apresentação para os pais e colegas.
- Confecção de adereços: Proponha uma atividade em que os alunos criem seus próprios adereços juninos, como chapéus de palha, bandeirolas, balões coloridos e colares de pipoca. Eles podem usar materiais recicláveis, como papel, tecido e garrafas plásticas.
- Brincadeiras juninas: Promova brincadeiras tradicionais como a pescaria, a corrida do saco, a corrida de três pernas e a dança da laranja. Essas atividades ajudam no desenvolvimento motor e na socialização dos alunos.
- Festa junina temática: Organize uma festa junina na escola, decorando a sala de aula ou um espaço externo com elementos típicos, como bandeirinhas coloridas, fogueira cenográfica e uma mesa com comidas juninas. Peça aos alunos que tragam alimentos típicos para compartilhar.
- Pesquisa sobre tradições juninas: Proponha uma pesquisa em sala de aula sobre as tradições juninas em diferentes regiões do Brasil. Os alunos podem pesquisar sobre a origem da festa, as comidas típicas, as danças e as roupas tradicionais. Eles podem compartilhar suas descobertas em forma de apresentações ou cartazes.
- Teatro de bonecos: Estimule a criatividade dos alunos convidando-os a criar peças de teatro de bonecos com temática junina. Eles podem confeccionar os bonecos, escrever o roteiro e apresentar as peças para os colegas.
- Caça ao tesouro junina: Crie uma caça ao tesouro com pistas relacionadas às festas juninas. Os alunos terão que resolver os enigmas e seguir as pistas para encontrar o tesouro junino escondido na escola.
Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária dos alunos e aproveitar as oportunidades para explorar aspectos culturais, históricos e artísticos relacionados às festas juninas. Dessa forma, você proporcionará uma experiência rica e divertida para os seus alunos.



HABILIDADES:

EF01MA01- Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

EF01MA05- Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica.

EF01MA06- Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

EF01MA08- Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

EF01MA10- Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade