Folclore: Cantiga

atividade folclore cantiga

Essa atividade é indicada para o 2º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 1º e 3º anos, dependendo do nível da turma. Tem como a segmentação de palavras presentes na Cantiga do Folclore Brasileiro e a produção de frase.

A atividade consiste em separar as palavras da cantiga que estão todas grudadas e depois copiar a cantiga de forma correta abaixo. Depois, através de perguntas guias, pede-se que os estudantes produzam uma frase sobre o caranguejo, personagem principal da cantiga folclórica trabalhada.

É interessante que antes da atividade em si, eles possam brincar/cantar com a leitura da cantiga e que o professor escreva-as em um local visível e, ao realizar a leitura, aponte para cada palavra lida. Peça que alguns estudantes faça o mesmo, apontando para onde estão as palavras ditadas pelo professor. Somente após essa estratégia, retire o texto do campo de visão deles, e entregue a atividade. Essa estratégia colabora para o avanço dos alunos que não são alfabéticos. Para separar as palavras, peça que passem traços coloridos entre as palavras. Para os estudantes que estiverem apresentando dificuldades em separar as palavras, ajude-os a criar estratégias, como identificar a letra/sílaba inicial e final da palavra, entre outras.

Como complemento da atividade pode-se realizar uma pesquisa das cantigas que os alunos já conhecem, fazer uma votação da preferida da turma, montar tabela e gráfico, realizar a escrita da mais votada, seja de forma coletiva, em duplas produtivas ou individual. Ou ainda, montar um mural com as diferentes cantigas apresentadas pelos alunos, a fim de identificarem as características do gênero em si.

Comemora-se o dia nacional do Folclore em 22 de agosto, mas, por ser algo valioso e com grande variedade nacional, costuma-se aplicar atividades referentes ao tema durante a semana toda ou até do mês de agosto. Pois há grande variedade de gêneros textuais como: Parlendas, Lendas, Ditados Populares, Adivinhas, Cantigas, Brincadeiras e brinquedos (textos instrucionais), etc. Além da valorização da cultura local, importante para a construção da identidade dos estudantes.



HABILIDADES:

EF12LP03- Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

EF02LP07- Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

EF02LP08- Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade