B ou P?

atividade b ou p

Essa atividade é indicada para o 2º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 1º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a diferenciação entre as letras B e P, cujos grafemas e fonemas possuem correspondências regulares e diretas.

Na fase de alfabetização é comum que, alguns estudantes, confundam algumas letras (grafemas) que possuem sons (fonemas) parecidos, como é o caso do B e do P, além de outras.

Nessa atividade os alunos deverão completar as palavras com a sílaba inicial que está faltando, sendo algumas com B e outras com P. Feito isto deverão copiar essas palavras na tabela, organizando-as em duas colunas: as iniciadas com B e as iniciadas com P.

Então, é solicitado aos estudantes que encontrem no caça-palavras as palavras presentes na atividade anterior. E, para finalizar, deverão escolher duas delas para escreverem uma frase em seus cadernos.

Uma sugestão, antes de propor a atividade aqui disponibilizada, para ajudar alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I a diferenciar os sons das letras B e P é:
1- Comece explicando a diferença entre as letras B e P e como elas são pronunciadas.
2- Coloque algumas imagens que começam com B e outras que começam com P em cartões diferentes. Por exemplo, bola, pá, banana, pipoca, etc.
3- Peça aos alunos que separem os cartões de acordo com o som inicial da palavra. Por exemplo, as imagens que começam com B em um monte e as imagens que começam com P em outro.
4- Faça uma roda com os alunos e, um de cada vez, peça que peguem um cartão e escreva a palavra em um papel ou na lousa.
5- Para tornar a atividade mais desafiadora, peça aos alunos que formem frases com as palavras escolhidas, seja de forma oral ou anotando em seus cadernos.



HABILIDADES:

EF02LP02- Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras

EF02LP03- Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

EF02LP07- Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

EF02LP08- Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.

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