Folclore: Igualdade de valores

atividade folclore Igualdade de valores

Essa atividade é indicada para o 3º e 4º anos do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 2º ou até o 5º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a compreensão do conceito de igualdade, bem como o desenvolvimento do raciocínio matemático na formação de um resultado, aproveitando o tema do Folclore Brasileiro.

A atividade consiste em completar a balança com os números de modo que ambos os lados estejam em equilíbrio, ou seja, possuam a mesma quantidade, o mesmo peso. Por exemplo, a primeira balança tem em um de seus lados um triângulo com o valor de "21" e do outro três bolas, sendo uma delas possuindo o valor de "7". Os estudantes deveram completar as outras duas bolas com o valor correto, de modo que a soma das três bolas seja "21" (peso presente no outro lado da balança), mantendo o equilíbrio.

É normal que, inicialmente, apresentem dificuldades, pois estão acostumados a darem sempre o resultado das operações e não a conta em si. O que faz com que raciocinem mais e os desafiem. Por isso tal desafio deve ser feito diariamente. Em minhas aulas sorteio todos os dias 6 alunos que deverão realizar uma conta em que o resultado obtido seja o número do dia, desnvolvendo assim habilidades de cálculo mental.

Comemora-se o dia nacional do Folclore em 22 de agosto, mas, por ser algo valioso e com grande variedade nacional, costuma-se aplicar atividades referentes ao tema durante a semana toda ou até do mês de agosto. Pois há grande variedade de gêneros textuais como: Parlendas, Lendas, Ditados Populares, Adivinhas, Cantigas, Brincadeiras e brinquedos (textos instrucionais), etc. Além da valorização da cultura local, importante para a construção da identidade dos estudantes.



HABILIDADES:

EF03MA11- Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

EF04MA14- Reconhecer e mostrar, por meio de exemplos, que a relação de igualdade existente entre dois termos permanece quando se adiciona ou se subtrai um mesmo número a cada um desses termos.

EF04MA15- Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.

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