Atividade de Dia das Bruxas- Conto de Assombração
Essa atividade é indicada para os 3º, 4º e 5º anos, do Ensino Fundamental I, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a produção de um conto de assombração, aproveitando o tema de Halloween.
Explore a História do Halloween com Seus Alunos! 🎃👻
Não perca o nosso vídeo educativo sobre o Halloween, perfeito para crianças. Descubra a fascinante história por trás dessa celebração e divirta-se com uma parlenda assustadoramente engraçada. Compartilhe esse conteúdo educativo com seus alunos e enriqueça suas aulas com o espírito do Halloween! 🧙♂️🕷️
Inscreva-se no nosso canal para acessar mais vídeos educativos e atividades pedagógicas gratuitas que tornarão o aprendizado ainda mais divertido. Seus alunos vão adorar! 📚🎉
Antes de pedir que produzam um texto narrativo é essencial que apresente aos estudantes textos do mesmo tipo, produzidos por outros autores diferentes, para que realizem uma comparação
e identifiquem os elementos em comum como a presença de narrador, seja observador ou personagem, personagens, espaço e tempo onde se passa a história, conflito gerador e clímax, e por fim,
o desfecho.
Uma série de contos de assombração de que os estudantes costumam gostar bastante e há vários livros publicados é a série "Goosebumps", que você pode adquirir através do link abaixo. Ou ainda
qualquer outro conto de assombração que os alunos possam ter contato.
Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!
Faça a interpretação de várias narrativas e identifiquem estes elementos citados. Uma dica, o vídeo "A narrativa e seus elementos" do canal MultiRio no Youtube, explica de forma bem interativa e divertida os elementos da narrativa, com exemplos com o tema de contos de terror. Super recomendo!
Só após isso é que peça que os alunos produzam suas narrativas e questione se todos os elementos estão presentes. Para incentivá-los ainda mais, revise os texto e faça uma exposição em que os alunos da sala faça a leitura de seus contos durante os intervalos dos outros alunos da escola. Como se fosse uma roda de leitura de terror dirigida pelos seus próprios alunos.
HABILIDADES:
EF35LP07- Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
EF35LP09- Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)