Essa atividade é indicada para o 4º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com o 5º ano, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a resolução de problemas envolvendo o sistema monetário brasileiro, aproveitando o tema de comemoração ao Dia dos Pais.

A atividade consiste em um vovô que vai às compras no Dia dos Pais. Há uma tabela de preços de produtos em promoção que o estudante deverá consultar para resolver os problemas que se seguem. Desafie os estudantes e passe entre as mesas para perceber as diferentes estratégias utilizadas, orientando sobre possíveis equívocos que podem ocorrer, principalmente porque há o envolvimento de notas/cédulas e moedas.

No primeiro problema o avô compra as frutas maçã e laranja, porém ele não compra apenas 1kg de cada e sim 2kg de maçã e 3kg de laranja. Portanto a solução seria:
2 X 4,99 = 9,98
3 X 1,89 = 5,67
9,98 + 5,67 = 15,65
Portanto, o avô gastaria R$ 15,65 em frutas.

O segundo problema inclui na compra outros itens: 1 pacote de cada de arroz, de café e de farinha e 2 pacotes de macarrão, o que resultaria na seguinte solução:
24,90 + 13,49 + 3,79 + 5,98 (= 2x 2,99 porque há 2 pacotes de macarrão)= 48,16
Ou seja, o avô gastaria com a compra desses itens um total de R$ 48,16.

Na terceira questão há o impasse do avô ter levado R$ 100,00 em seu bolso, questionando os estudantes se seu dinheiro daria para realizar as duas compras anteriores e se sobraria ou faltaria dinheiro. Então para a solução deste problema temos:
48,16 + 15,65 = 63,81
100,00 - 63,81 = 36,19
Concluímos que o dinheiro seria suficiente para realizar as compras e ainda sobrariam R$ 36,19.

Na última pergunta os alunos precisarão escolher itens da promoção, presentes na tabela, para comprar até que dê o valor do troco encontrado na questão anterior de R$ 36,19. Deixe que escolham os produtos livremente, somente oriente que deverão chegar o mais próximo possível do valor restado e, claro, não ultrapassá-lo.

É importante ressaltar que muitos estudantes tem formações familiares diversas e que nem sempre há um pai tradicional na família. Por isso, o professor deve tratar do assunto com a delicadeza de incluir diferentes estruturas familiares, exemplificando aos estudantes que o pai pode ser a própria mãe, podem ser o avô, o padrasto, um tio, pode ser outra mãe ou até dois pais, ou até mesmo um professor ou alguém especial que lhe trasmita segurança, que o ajuda no dia a dia.



HABILIDADES:

EF04MA25- Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade