Poema Visual ou Concreto

atividade poema visual

Essa atividade é indicada para o 5º do Ensino Fundamental I, mas também pode ser trabalhada com os 3º e 4º anos, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo a leitura, interpetração e produção do gênero textual Poema Visual ou Concreto.

Nesta atividade, há, inicialmente, o lembrete do conceito de Poema Visual ou Concreto. Depois, a leitura do Poema "A primavera endoideceu" de Sergio Caparelli e a interpretação para ser realizada no caderno, além de uma sugestão de produção de seu próprio poema visual, aproveitando o tema da Primavera. Sugiro que, antes de mostrar o texto aos alunos, realize a leitura do título e já os questione sobre qual será o tema do poema, recorde o que é um poema visual e questione-os como será que esse poema foi escrito, o que tem na primavera que pode dar significado ao poema. Realize a leitura do poema, fazendo uso de expressões e entonações e, em uma folha separada peça que os estudantes escrevam as frases e palavras do poema, da forma como imaginam que este esteja organizado, para depois realizarem uma comparação com o poema original (pode anotar as palavras na lousa ou distribuir aos alunos os trechos do mesmo ainda sem o formato do texto original). Para só depois disso, realizar a interpretação.

Possíveis respostas:
1- Primavera
2- O poeta utilizou uma FLOR para dar significado ao poema, pois ela representa a Primavera, tema do texto.

2- a) A brincadeira de se arrancar cada pétala da flor dizendo bem-me-quer em uma e mal-me-quer na outra, assim até acabarem as pétalas, pensando em seu "amor". Se a última pétala cair em bem-me-quer significa que ele também gosta de você, caso contrário, significa que não gosta de você.
b) O poema e a brincadeira utilizam a flor, de forma a dar sentido ao significado mais profundo de ambos, o amor que endoidece.

4- O barulho das abelhas que zumbiam em seus olhos e que estão localizados no centro da flor, onde as abelhas retiram o pólen.

5- O fato de "nos meus olhos zumbiam mil abelhas" significar que está tão apaixonado que quer "brincar" com a flor de bem-me-quer e mal-me-quer só para descobrir se ele/ela gosta dele/dela.



HABILIDADES:

EF15LP17- Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

EF15LP18- Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

EF35LP23- Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade