Festa Junina: Leitura e interpretação

atividade 1º ano festa junina

Essa atividade é indicada para o 5º do Ensino Fundamental I, mas pode ser trabalhada com os 3º e 4º anos, dependendo do nível da turma. Tem por objetivo a leitura, interpretação e produção de texto com o tema da Festa Junina.

Inicialmente é porposta a leitura de um pequeno texto sobre a Festa Junina no Brasil, logo após são propostas 5 questões para interpretação deste texto, levando os estudantes a uma compreensão global. Para finalizar, é sugerida a produção de um texto com o tema, no qual os estudantes devem relatar/descrever uma experiência pessoal na festa junina, oriente-os sobre as características desse gênero, Relato Pessoal. Devendo ser escrito em 1º pessoa (Eu/Nós), podendo conter pensamentos pessoais do narrador/personagem principal. Caso o estudante não tenha vivido nenhum momento de festa junina, poderá imaginar como seria, o professor pode levar vídeos da festa em diferentes regiões do país, trabalhando diferenças culturais, regiões brasileiras, entre outras possibilidades.

Além disso há outras atividades neste site que poderão ser utilizadas com seus alunos e o tema junino é uma ótima maneira de envolver os alunos, promover a cultura brasileira e criar momentos divertidos e educativos. Segue algumas sugestões de atividades juninas que poderão ser trabalhadas:

- Apresentação de danças folclóricas: Organize ensaios e coreografias de danças típicas juninas, como quadrilha e ciranda. Os alunos podem aprender as músicas e os passos tradicionais, e depois fazer uma apresentação para os pais e colegas.
- Confecção de adereços: Proponha uma atividade em que os alunos criem seus próprios adereços juninos, como chapéus de palha, bandeirolas, balões coloridos e colares de pipoca. Eles podem usar materiais recicláveis, como papel, tecido e garrafas plásticas.
- Brincadeiras juninas: Promova brincadeiras tradicionais como a pescaria, a corrida do saco, a corrida de três pernas e a dança da laranja. Essas atividades ajudam no desenvolvimento motor e na socialização dos alunos.
- Festa junina temática: Organize uma festa junina na escola, decorando a sala de aula ou um espaço externo com elementos típicos, como bandeirinhas coloridas, fogueira cenográfica e uma mesa com comidas juninas. Peça aos alunos que tragam alimentos típicos para compartilhar.
- Pesquisa sobre tradições juninas: Proponha uma pesquisa em sala de aula sobre as tradições juninas em diferentes regiões do Brasil. Os alunos podem pesquisar sobre a origem da festa, as comidas típicas, as danças e as roupas tradicionais. Eles podem compartilhar suas descobertas em forma de apresentações ou cartazes.
- Teatro de bonecos: Estimule a criatividade dos alunos convidando-os a criar peças de teatro de bonecos com temática junina. Eles podem confeccionar os bonecos, escrever o roteiro e apresentar as peças para os colegas.
- Caça ao tesouro junina: Crie uma caça ao tesouro com pistas relacionadas às festas juninas. Os alunos terão que resolver os enigmas e seguir as pistas para encontrar o tesouro junino escondido na escola.
Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária dos alunos e aproveitar as oportunidades para explorar aspectos culturais, históricos e artísticos relacionados às festas juninas. Dessa forma, você proporcionará uma experiência rica e divertida para os seus alunos.



HABILIDADES:

EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF15LP05- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas

EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP07- Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso

EF35LP08- Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

EF35LP09- Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade