Dia da Consciência Negra: Texto instrucional: Mamba- uma brincadeira africana

texto instrucional-consciência negra

Esta atividade é indicada do 1º ao 5º ano, dependendo do nível da turma e desde que haja a adequação na forma de sua realização, seja coletiva ou individual. Tem por objetivo a leitura e interpretação de texto instrucional de uma brincadeira de origem africana, trazendo aos estudantes a riqueza da cultura da África e suas contribuições à nossa cultura.

Saiba mais sobre o Dia da Consciência Negra com seus alunos! 🌟

Não perca nosso vídeo educativo feito sob medida para professores comprometidos em aprofundar a compreensão do Dia da Consciência Negra com seus alunos. Embarque nessa jornada única, explorando momentos cruciais e enriquecedores da história.

Compartilhe este recurso valioso com seus colegas de educação! Deixe que seus alunos se envolvam nos detalhes envolventes do Dia da Consciência Negra, proporcionando uma compreensão mais profunda. 🎉 Não esqueça de se inscrever em nosso canal para ter acesso a mais conteúdos educativos e atividades pedagógicas gratuitas. Juntos, podemos tornar o aprendizado uma experiência ainda mais enriquecedora! 📚🎉

Inicialmente é necessário e imperativo que o professor aborde o tema com seus alunos, discutindo de forma oral as grandes contribuições que essa cultura trouxe e ainda traz ao nosso país, além disso tratar do assunto de modo a valorizar a riqueza trazida por esses povos e não sob a perspectiva escravagista.

A atividade em si consiste em um texto instrucional sobre uma brincadeira africana denominada "Mamba", cuja origem é a África do Sul, após a leitura das regras da brincadeira e o entendimento realizado, seja de forma coletiva ou individual, levando em consideração a capacidade de cada estudante, coloque a atividade em prática, permitindo que a turma se diverta!

Há diversas outras brincadeiras africanas interessantes e que dá para ser trabalhada com os alunos, ao final, pode-se sugerir que desenhem ou escrevam sobre a experiência com essa brincadeira, de modo a montagem de um mural com as diferentes produções da garotada. Veja os livros abaixo, que possuem outras tantas brincadeiras para se divertir com seus alunos!



HABILIDADES:

EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF03LP11- Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráficovisuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF05LP09- Ler e compreender, com autonomia, textos instrucional de regras de jogo, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.

EF01GE02- Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

EF02GE02- Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças.

EF03GE03- Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

EF04GE01- Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

Se tiver alguma sugestão ou dúvida entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade