Dia da Consciência Negra: Texto informal: Por que comemoramos o Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro?

texto informativo consciência negra

Esta atividade é indicada do 3º ao 5º ano, dependendo do nível da turma e desde que haja a adequação na forma de sua realização, seja coletiva ou individual. Tem por objetivo a leitura e interpretação de texto informativo sobre o dia da Consciência Negra, levando os estudantes a compreenderem a importância desta data.

Saiba mais sobre o Dia da Consciência Negra com seus alunos! 🌟

Não perca nosso vídeo educativo feito sob medida para professores comprometidos em aprofundar a compreensão do Dia da Consciência Negra com seus alunos. Embarque nessa jornada única, explorando momentos cruciais e enriquecedores da história.

Compartilhe este recurso valioso com seus colegas de educação! Deixe que seus alunos se envolvam nos detalhes envolventes do Dia da Consciência Negra, proporcionando uma compreensão mais profunda. 🎉 Não esqueça de se inscrever em nosso canal para ter acesso a mais conteúdos educativos e atividades pedagógicas gratuitas. Juntos, podemos tornar o aprendizado uma experiência ainda mais enriquecedora! 📚🎉

Inicialmente é necessário e imperativo que o professor aborde o tema com seus alunos, discutindo de forma oral as grandes contribuições que essa cultura trouxe e ainda traz ao nosso país, além disso tratar do assunto de modo a valorizar a riqueza trazida por esses povos e não sob a perspectiva escravagista.

A atividade em si consiste em um texto informativo que trata da importância e do porquê da comemoração ser no dia 20 de novembro e algumas perguntas para sua interpretação.

Para complementar o tema, você pode realizar com os estudantes algumas brincadeiras africanas que, além de trazer a riqueza cultural do povo africano, também traz muita diversão! Segue abaixo dois livros que contém algumas dessas brincadeiras para se divertir com seus alunos!



HABILIDADES:

EF15LP02- Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP03- Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF04GE01- Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.

Se tiver alguma sugestão ou dúvida entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade