Atividade de Organização de Texto Narrativo

organizar o texto narrativo

📚 Desenvolvendo a Compreensão Leitora

Trabalhar a sequência dos acontecimentos é essencial para que os alunos compreendam a estrutura narrativa e desenvolvam habilidades fundamentais de leitura e escrita. Essa atividade foi pensada para alunos do 3º e 4º ano e pode ser utilizada como um recurso complementar para reforçar a organização textual e a interpretação.

🎯 Objetivos da Atividade

  • Reconhecer a estrutura de uma narrativa;
  • Organizar eventos de uma história de forma coerente;
  • Desenvolver a habilidade de compreensão leitora;
  • Estimular o pensamento lógico e a criatividade.

📎 Como Utilizar

Essa atividade pode ser aplicada individualmente ou em grupo. Após a leitura e organização da história, uma sugestão é promover uma discussão com os alunos sobre a importância da sequência dos fatos em um texto e incentivar a produção de pequenas narrativas com início, meio e fim bem definidos.

Livro: 365 Atividades de Português

📖 Um mundo de palavras e aprendizado para as crianças se divertirem enquanto aprendem!

  • ✏️ Atividades Diversificadas: Sinônimo e antônimo, aumentativo e diminutivo, alfabeto, vocabulário e muito mais!
  • 📚 Aprendizado Diário: 365 atividades para estimular o desenvolvimento linguístico todos os dias do ano.
  • 🧠 Faixa Etária: Ideal para crianças em idade escolar, ajudando no domínio da língua portuguesa.
  • 📏 Qualidade Garantida: Livro de capa comum com conteúdo organizado e divertido, aprovado por educadores!

Transforme o estudo do português em uma jornada divertida e enriquecedora com este livro incrível!

Ao comprar pelo nosso link, você apoia nossas atividades pedagógicas gratuitas. Muito obrigado! 🙏



HABILIDADES:

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade