Atividade de Organização de Texto Narrativo

📚 Desenvolvendo a Compreensão Leitora
Trabalhar a sequência dos acontecimentos é essencial para que os alunos compreendam a estrutura narrativa e desenvolvam habilidades fundamentais de leitura e escrita. Essa atividade foi pensada para alunos do 3º e 4º ano e pode ser utilizada como um recurso complementar para reforçar a organização textual e a interpretação.
🎯 Objetivos da Atividade
- Reconhecer a estrutura de uma narrativa;
- Organizar eventos de uma história de forma coerente;
- Desenvolver a habilidade de compreensão leitora;
- Estimular o pensamento lógico e a criatividade.
📎 Como Utilizar
Essa atividade pode ser aplicada individualmente ou em grupo. Após a leitura e organização da história, uma sugestão é promover uma discussão com os alunos sobre a importância da sequência dos fatos em um texto e incentivar a produção de pequenas narrativas com início, meio e fim bem definidos.
Livro: 365 Atividades de Português
📖 Um mundo de palavras e aprendizado para as crianças se divertirem enquanto aprendem!
- ✏️ Atividades Diversificadas: Sinônimo e antônimo, aumentativo e diminutivo, alfabeto, vocabulário e muito mais!
- 📚 Aprendizado Diário: 365 atividades para estimular o desenvolvimento linguístico todos os dias do ano.
- 🧠 Faixa Etária: Ideal para crianças em idade escolar, ajudando no domínio da língua portuguesa.
- 📏 Qualidade Garantida: Livro de capa comum com conteúdo organizado e divertido, aprovado por educadores!
Transforme o estudo do português em uma jornada divertida e enriquecedora com este livro incrível!
Ao comprar pelo nosso link, você apoia nossas atividades pedagógicas gratuitas. Muito obrigado! 🙏
HABILIDADES:
(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Participe do nosso canal no WhatsApp!
Receba atualizações em tempo real. Junte-se a nós!

Inscreva-se no nosso canal no YouTube!
Fique atualizado com nossos vídeos educativos.
Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.
Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!
Gostou? Compartilhe =)