Proclamação da República no Brasil: Interpretação de Texto

atividade de Proclamação da república

Introdução: A Proclamação da República é um marco histórico no Brasil que merece destaque nas aulas de História do 5º ano. Este recurso educacional foi criado em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e oferece informações valiosas para ajudar os professores a transmitir esse importante evento aos alunos.

A Proclamação da República: Um Resumo Breve

Em 15 de novembro de 1889, o Brasil viu a transição de um sistema de monarquia para uma república. O Marechal Deodoro da Fonseca e um grupo de militares insatisfeitos com o governo do Imperador Dom Pedro II proclamaram a República. Essa mudança significou o fim da monarquia, onde o país era governado por um imperador, e o início de um novo sistema, a República, onde os líderes são eleitos pelo povo através de eleições.

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Benefícios deste Recurso:

  • Alinhado com os padrões da BNCC para o 5º ano.
  • Ajuda os professores a transmitir de forma envolvente e educativa o tema da Proclamação da República.
  • Estimula a discussão em sala de aula e o pensamento crítico.
  • Facilmente integrável ao currículo de História.

Como Usar Esta Atividade:

Esta atividade pode ser uma adição valiosa ao seu plano de aulas sobre a Proclamação da República. Basta baixar o arquivo e incorporá-lo às suas atividades de ensino, permitindo que seus alunos explorem e compreendam esse importante momento da história do Brasil.

Conclusão:

A Proclamação da República é um evento histórico essencial que enriquece o conhecimento dos alunos.



HABILIDADES:


(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

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