Desafio Literário: Reescrevendo Histórias

atividade Reescrevendo história

Seja bem-vindo(a) ao nosso Desafio Literário! Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de aprimorar habilidades de interpretação, produção textual e criatividade. Faça o download gratuito desta atividade para levar a diversão e aprendizado à sala de aula.

Como Funciona:

  1. Os alunos começarão lendo um trecho encantador.
  2. Em seguida, reescreverão o trecho com mudanças criativas.
  3. Desenvolverão uma continuação única para a história.
  4. Participarão de uma apresentação em sala de aula, compartilhando suas versões.

Objetivos:

  • Desenvolver interpretação textual.
  • Estimular a criatividade na escrita.
  • Reforçar a aplicação da estrutura textual (introdução, desenvolvimento, conclusão).

Avaliação Criativa:

Dentro do material para download, os professores encontrarão uma seção especial destinada a desafiar os alunos a criarem títulos intrigantes para suas versões da história. Essa atividade extra não só avalia, mas também adiciona uma camada divertida e envolvente ao processo de aprendizado.

Benefícios da Atividade:

  • Alinhada à BNCC (EF35LP01-EF35LP07-EF35LP08-EF35LP09).
  • Estimula a participação ativa dos alunos.
  • Promove o desenvolvimento de habilidades linguísticas.

Conclusão:

Esperamos que essa atividade inspire a criatividade e a paixão pela escrita em seus alunos. Faça o download agora e traga uma experiência única para sua sala de aula!


HABILIDADES:


(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade