Projeto de início de ano: "Vamos nos divertir!"

atividade de volta às aulas vamos nos divertir

O projeto intitulado “Vamos nos divertir!”, indicado para o 2º ano do Ensino Fundamental I, tem como objetivo, além de promover as habilidades indicadas em cada folha de atividade no canto direito superior, como também conhecer melhor seu aluno e possibilitar uma primeira avaliação dos conhecimentos prévios da criança.

Ele é composto por 6 páginas mais a capa e trabalha as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática e Artes de maneira integrada e de acordo com o tema. O tema escolhido foi: “Vamos nos divertir!”, com a intenção de acolhimento das crianças de uma maneira lúdica e divertida, procurando desenvolver suas habilidades socioemocionais.

Para a primeira atividade deixe a imaginação da garotada fluir, algumas de suas ideias poderão ser incorporadas também em seu planejamento. Além disso, através dessa atividade dá para se ter uma ideia da hipótese de escrita da criança, verificar sua coordenação motora e até sua oralidade, quando questionada sobre o que desenhou e o porquê.

Na página número três há um texto instrucional que tem por objetivo ensinar uma brincadeira que poderá ser realizada depois na quadra, isso contribui para sua avaliação. Nessa atividade pode-se apresentar o gênero textual e suas características, além de verificar se o aluno é capaz de realizar leitura e localizar informações explícitas.

Na atividade da página quatro é hora de estabelecer as regras da sala, é importante para o estudante saber claramente os limites para que tenha mais segurança e entenda suas funções.

Na página cinco, temos o Tangram, um quebra-cabeça chinês que, além de divertido, trabalha o raciocínio lógico-matemático e as formas geométricas. Peça que pintem as peças, recortem e montem as figuras exemplificadas. Você também pode mostrar outras imagens e como introdução ao assunto pode contar a história do Tangram.

Para a quinta atividade (página seis) é hora de avaliar a escrita dos estudantes, deixem que faça a lista de brincadeiras e a frase da questão 3 sem intervenção escrevendo da “forma que sabem”. A cruzadinha é um excelente instrumento para crianças com hipótese de escrita silábico com valor (em que a criança coloca uma letra para cada sílaba com relação ao som, por exemplo, para a palavra CAMELO, o aluno escreve KMO, cada letra representa o som de cada sílaba).

Na última atividade (página sete) promova uma votação na turma da brincadeira preferida de cada um, escolha 5 brincadeiras e peça que cada aluno escolha quais delas ele gosta mais, depois junto com os alunos elabore a tabela e o gráfico, não se esquecendo de colocar o título e a fonte (Exemplo de fonte: Pesquisa dos alunos do 2º ano A).

Espero que vocês gostem do Projeto e se tiverem alguma dúvida ou sugestão entre em contato conosco através das redes sociais.

Para baixar o Projeto de volta às aulas: Vamos nos divertir, basta clicar no link abaixo.

Boa aula!


Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade