Esta atividade é indicada tanto para 1º ano, como para 2º ano, uma vez que o aluno encontra-se em fase de alfabetização. Tem como objetivo utilizar a cantiga "A cobra não tem pé" para que a criança identifique algumas palavras, aumentando seu repertório de escrita, bem como aprenda e reconheça rimas.

Para iniciar a atividade ouça a cantiga algumas vezes, dance fazendo gestos. Depois, peça que os alunos cantem a cantiga apontando com o dedinho as palavras.

Quando pedir para que encontre as palavras, questione como a encontram, o porquê de ser essa e não outra, levantando conceitos como letra inicial e final.

O trabalho com as rimas é muito importante na fase de alfabetização, pois permitem a consciência fonológica, ou seja, o recohecimento dos fonemas, de que as letras compõem sons. Por isso, é um excelente recurso a ser utilizado. Você pode também fazer uma lista das rimas no caderno. Forme duplas com hipótese de escrita próximas para escrever as palavras e sempre passe orientando-os e realizando as intervenções necessárias.

HABILIDADES:

EF01LP02- Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

EF01LP03- Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

EF01LP05- Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

EF01LP07- Identificar fonemas e sua representação por letras.

EF02LP19- Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.


Clique no DOWNLOAD abaixo para baixar a atividade.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade