Essa atividade é indicada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo a compreensão do texto, bem como o reconhecimento das características do gênero e a distinção entre real e imaginário num primeiro momento, para depois o professor poder inserir o conceito de diferença entre fato e opinião e, posteriormente, Fake News, algo tão necessário nos dias atuais frente ao grande acesso à informação que os estudantes têm.

Para complementar a diferenciação entre real e imaginário inicialmente sugiro que comparem as características de um conto de fadas com uma notícia.

É interessante que, após elencar as diferenças entre ambos os gêneros, crie grupos de alunos que sejam responsáveis por criar uma notícia a partir de um conto de fadas. Por exemplo, a partir do conto da Branca de Neve, pode ser criada a notícia com o seguinte título: "Menina é levada ao hospital por intoxicação alimentar após comer uma maçã".



HABILIDADES:

EF15LP03- Localizar informações explícitas em textos.

EF35LP01- Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

EF35LP04- Inferir informações implícitas nos textos lidos.

EF04LP15- Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade