Atividade para o Dia Mundial da Água: Ciclo da água

atividade 4º ano dia mundial da água

Essa atividade é indicada para os 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I, mas serve como revisão para o 5º ano. Tem como objetivo a compreensão do ciclo da água, bem como as mudanças em seu estado físico

Você pode incialmente levar os alunos a explorarem os estados da água: sólido, líquido e gasoso. Através de vídeos ou vendo na prática.

Explore também as nomenclaturas utilizadas quando a água passa de um estado a outro, além de outros conceitos presentes no ciclo da água. Segue uma definição rápida de alguns conceitos presentes na atividade:


Evaporação- Quando a água passa do estado líquido para gasoso. Ou seja, através do calor do sol a água evapora.

Condensação- Quando a água, em seu estado gasoso, passa para líquido formando as nuvens. A nuvem é formada por uma grande quantidade de gotículas de água.

Precipitação- Também chamado de chuva, é quando a água retorna à superfície da Terra.

Infiltração- É o processo que a água faz ao chegar na superfície, ela infiltra, entra no solo e colabora na formação dos lençóis freáticos.

Transpiração- É o processo de eliminação de água do corpo dos seres vivos.


Depois aproveite o tema e explore mais sobre a Dia Mundial da Água, como a importância dela, as utilidades e a conscientização acerca do seu consumo; através de literatura infantil, músicas, ou outros tipos de textos e metodologias.


HABILIDADES:

EF03GE09- Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.

EF04CI03- Concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água) e outras não (como o cozimento do ovo, a queima do papel etc.).

EF05CI02- Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).

EF05CI03- Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.

EF05CI04- Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Celebrando o Dia Mundial da Água: Uma Aventura Educacional 💦🌍

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade